Cemitério do Caju e suas principais necrópoles

Cemitério do Caju e as principais necrópoles

Cemitério Comunal Israelita do Caju

Cemitério Comunal Israelita do Caju

Cemitério do Cajú é o maior cemitério do estado do Rio de Janeiro. Como nome de fundação é conhecido por Cemitério de São Francisco Xavier. Faz parte de um conjunto de necrópoles do estado do Rio sendo que o Cajú é o maior e mais conceituado cemitério do grupo, considerado ainda como um dos maiores cemitérios do Brasil.

Um cemitério um tanto quanto famoso é o Cemitério São João Batista localizado na Zona Sul do estado do Rio de Janeiro, este não faz parte do grupo do Cemitério do Caju porém possui uma grande influência na cultura local. O Cemitério São João Batista é chamado de “museu ao ar livre” por muitos fãs, turistas e historiadores, isto se dá principalmente pelas obras e diversas esculturas espalhadas por todo o cemitério.

Entre os cemitérios do grupo do Cemitério do Caju Cajú estão o Cemitério da Ordem Terceira do Carmo, o Cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência e o Cemitério Comunal Israelita do Caju.

 

Cemitério da Ordem Terceira do Carmo

O nome é longo assim como sua história no Rio de Janeiro, o Cemitério da Venerável e Arquiepiscopal Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo nasceu a partir de uma lei que proibia todo e qualquer sepultamento a ser feito em igrejas. Logo em seguida pessoas influentes que participavam da organização e administração da Ordem do Carmo conseguiram um cemitério temporário para fazer o sepultamento destas pessoas. Tal cemitério chamado de Campo Santo da Misericórdia localizado no Bairro do Cajú.

Algumas personalidades ilustres estão sepultadas neste cemitério como Claudinho (da famosa dupla Claudinho e Bochecha), Jorge Dória (Famoso ator), Elizeth Cardoso (cantora Bossa Nova) entre outros… Atualmente o Cemitério da Ordem Terceira do Carmo está localizado no Bairro do Cajú e possui o primeiro cemitério vertical do estado do Rio, chamado de Cemitério do Carmo.

 

Cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência

O cemitério é conhecido popularmente como Cemitério da Penitência fica localizado na Rua Monsenhor Manuel Gomes, no bairro do Cajú e é um importante cemitério do grupo. Sua criação iniciou no ano de 1619, no morro de Santo Antônio e servia inicialmente como uma simples capela. Em 1857 o grupo que até então administravas o Cemitério da Penitência solicitou a Santa Casa da Misericórdia (empresa administradora de cemitérios do Rio) um espaço para a criação de um cemitério próprio. Em pouco tempo foi cedido o espaço e criado o cemitério que, no ano de 1858 já estava em pleno funcionamento.

 

Cemitério Comunal Israelita do Caju

O Cemitério Comunal Israelita do Caju ou como é chamado popularmente Cemitério do Caju pode ser considerado como o principal cemitério do grupo do Cajú. Assim como os outros dois cemitérios (Cemitério da Ordem Terceira do Carmo e Cemitério da Venerável Ordem Terceira de São Francisco da Penitência) ele está localizado no Bairro do Caju. Fica ao lado do famoso cemitério São Francisco Xavier.

 

Localização dos Cemitérios

Navegando para baixo e para cima no mapa é possível observar todos os cemitérios acima mencionados (na área verde do mapa). Todos aqueles que fazem parte do Cemitério do Caju.

 

COROAS DE FLORES 24H 4020 0179 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA 4020 0179 >>                                                         COROAS DE FLORES 24H 4020 0179 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA 4020 0185 >>                                                         COROAS DE FLORES 24H 4020 0179 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA 4020 0179 >>                                                         COROAS DE FLORES 24H 4020 0179 >>                                                         CREMAÇÃO DE OSSADA - EQUIPE ESPECIALIZADA 4020 0179 >>